terça-feira, 13 de novembro de 2007

LAB#4 e #5 - 7 e 14 de Novembro 2007

“O facto do vídeo funcionar num circuito fechado entre câmara e monitor vídeo, permitindo uma instantaneidade da imagem, está desde logo a colocar questões semelhantes às que o espelho coloca. Se frente ao espelho se processam mecanismos de confronto do Eu (Lacan, 1999/1966), teremos em aberto essa possibilidade com o vídeo. Esta questão coloca-se em relação ao vídeo não só por trazer a possibilidade de se proceder à gravação e transmissão das imagens no mesmo instante, mas também porque a história do vídeo é também uma história do corpo: muitas das obras dos artistas produzidas nesta altura usam o próprio corpo como instrumento de trabalho, colocando mais uma vez a natureza do vídeo muito próxima da natureza do espelho.”

Cristina Mateus in “A imagem vídeo como um espelho”, e-zine VECTOR, Julho 2005.
http://www.virose.pt/vector/x_02/mateus.html/

Nestes dois laboratórios, o trabalho centrou-se na ideia de auto-representação. Tomando como ponto de partida, o enquadramento do trabalho de alguns artistas que, durante as décadas de 60 e 70, introduziram o corpo como problemática e como matéria das suas obras videográficas, cada aluno registou duas imagens distintas. Uma que consistia numa imagem-espelho (um auto-retrato e em que o rosto fosse um elemento preponderante) e outra numa imagem que espelhasse (um auto–retrato subjectivo).











Após as filmagens, os alunos relacionaram as imagens, ao nível da edição com os conceitos de confronto e complementaridade.



Notas:
O texto fornecido na aula, da autoria de Rosalind Krauss, "Video: the aesthetics of narcissism", foi publicado originalmente na revista October nº1, em 1976.

Artistas a consultar como complemento à investigação desenvolvida no laboratório:
Joan Jonas Ver vídeos: vectorvideosjonas/ Ler entrevista: www.virose.pt/vectorjonas.html /
Vito Acconci www.newmedia-art/
Marina Abromovic www.newmedia-art.org/
Bruce Nauman www.vdb.org/

Prof.ª Maria Mire - mariamire@sapo.pt

Sem comentários: