segunda-feira, 12 de maio de 2008

Lab# 23 e 24 - 23 de Abril e 7 de Maio, 2008

Visualizações
Ensaio geral de “A floresta” de Luigi Nono


http://myspacetv.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=19919492 Tubismo musical: apresentação de Roberto Russo com performance de Alexandro Biagi intitulada "Mercado Branco" - execução para tubo de ar. http://www.lastfm.pt/music/Luigi+Nono/+videos/+1-y2oWvxgdS4c
Maestro


O papel do maestro, regente ou condutor é dar uniformidade a um grande contingente instrumental ou vocal para que todas sigam o tempo, a dinâmica e o andamento indicado na partitura, pois sem ele cada músico ou cantor perderia a marcação do tempo em relação aos outros. Em síntese, ele é o chefe do grupo, aquele que dita as ordens, impondo na maioria das vezes a sua "interpretação" à obra musical. Porém a figura do maestro ditador, prepotente e arrogante vem entrando em decadência há um bom tempo, e as grandes orquestras do mundo vêm preferindo assim regentes que se coloquem no mesmo nível dos outros integrantes da orquestra, sabendo que eles estão ali juntos para fazer música e não impor ordens.

Aliando a este conceito o conceito de Composição em Tempo Real a proposta de trabalho deste Laboratório consistiu no seguinte:

Cada aluno escolheu um objecto (ou objectos) de uso corrente, apropriado ou adaptado por si para funcionar como seu instrumento. Após a selecção do seu instrumento cada aluno teve 15 minutos de tempo de ensaio a solo para demonstrar e testar os diferentes tipos de sonoridade do objecto que escolheu. Cada aluno escreveu uma pauta, utilizando qualquer tipo de anotação, para escrever uma composição .

Seguem-se os exemplos das pautas:















Pauta do Maestro









Pauta para Bolas chinesas










Pauta para Abajour e Copos Plásticos




















Pauta do Maestro









Pauta para Candeeiro e Caixa (caixa das bolas chinesas)











Pauta para
Copo Plástico o e Folha de Acetato.












Pauta para Abajour



















Pauta do Maestro














Pauta para Abajour, Garrafa e
Folha de Acetato.















Pauta para Garrafa, Bolas Chinesas e Folha de Acetato.


























Pauta para Candeeiro e Caneta.

























Pauta para lata de Coca-Cola.





























Pauta para Garrafa de Leite com Chocolate.



Fez-se uma cópia de cada composição para cada 1 ou dois instrumentos dependendo dos microfones que estivessem a partilhar, ou seja cada executante teve acesso á pauta quando na execução da composição.

Cada aluno irá gravou em tempo real a composição escrita por si, e durante a sua execução foi o maestro que conduziu os restantes instrumentistas.

As composições foram registadas em ficheiros áudio e vídeo.

Seguem-se registos em vídeo das composições:




















Prof.ª Maria Jorge Martins mariajorgemartins2@gmail.com

Sem comentários: